Seleção e utilização de Recursos Educacionais Abertos

Atividade 2 (cont.) - Pesquisa e seleção de 2 REA disponíveis online


Nesta atividade pretende-se a escolha de 2 REA disponíveis online.
Com este intuito, irei recorrer a uma das fontes/repositórios que escolhi na primeira parte da atividade, local onde num futuro próximo irei contribuir com alguns trabalhos.

O primeiro Recurso Educacional Aberto escolhido está presente no endereço http://r21.ccems.pt/RECURSOS/3%C2%BACICLO/tabid/247/language/pt-PT/Default.aspx

Este encontra-se licenciado através das licenças Creative Commons
Neste endereço encontramos um conjunto de ficheiros armazenados numa pasta "zipada" e cujo tema tem o nome de "Introdução à Informática - Unidades de Capacidade". 

Escolhi este REA porque vai ao encontro da minha área de lecionação, sendo inclusive um dos tópicos referenciados na aula, inclui uma apresentação que explana, resumidamente, o tema em questão permitindo a discussão do mesmo (entre professor/aluno e aluno/aluno). Contém, inclusive alguns problemas, incluindo também um guião do aluno (para ajuda na resolução dos exercícios interativos), sendo adequado ao público alvo.
De acordo com a licença atribuída, esta permite a redistribuição mas deve permanecer sem alterações e com referência ao autor da obra.


O segundo Recurso Educacional Aberto pode ser acedido no endereço 
Encontra-se licenciado com a licença Creative Commons 



Escolhi este REA por ter um formato interativo, consistindo numa "aplicação/animação" onde após clicarmos com o rato na área onde encontramos as "setas azuis" aparecerá na área principal (seta verde) os conteúdos referentes ao respetivo tópico.
Este trabalho, além de ser português, é uma forma inovadora dos alunos interagirem individualmente com os conteúdos assimilados na aula. Torna-se eficaz uma vez que apela pela sua atenção, por ser atrativo e, por ser de uso simples, pode servir como guião para os exercícios a realizar em sala de aula, posteriormente. De referir que encontramos, no fim dois exercícios, também interativos (como podemos visualizar na imagem abaixo).


A licença atribuída permite a utilização ampla do recurso, não permitindo lucro através da sua comercialização.  É necessário dar o devido crédito ao autor da obra.
Assim, se realizasse alguma adaptação seria talvez na implementação de mais exercícios, uma vez que são muito apelativos para os alunos da área, que preferem este tipo de aplicações na resolução dos mesmos.

Os recursos escolhidos seriam utilizados numa aula, com público alvo alunos de um curso profissional, onde o primeiro REA seria desenvolvido como revisões de conteúdos previamente lecionados, sendo um ponto de partida para o segundo REA (que utiliza os referidos bits nas funções booleanas).

Uma proposta de planificação seria:



O trabalho realizado permitiu a descoberta de outros recursos abertos e de novas formas de implementação, inovadoras e apelativas, destes mesmos recursos  de modo a  melhorar o processo de aprendizagem dos alunos, quer dentro ou fora da sala de aula. 

3 comentários:

  1. Olá Lúcia,

    Também escolhi este repositório para a escolha de uma das minhas escolhas. Tem materiais super interessantes e bem estruturados para todas as áreas de formação, e para a nossa também :)

    Abraço
    AnaToscano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Concordo contigo!
      Quando o escolhi para uma das fontes/repositórios (na primeira parte da atividade) foi já com o intuito de o utilizar agora, e certamente que irei colocar trabalhos lá e desta forma contribuir para a nossa "comunidade", da nossa área.
      Abraços,
      Lúcia

      Eliminar
  2. Olá Lúcia

    Muito bom esses reas nomeadamente esse segundo de uma grande interatividade o que desde logo e uma mais valia no despertar de interesse do público alvo.

    Abraço,

    António

    ResponderEliminar