Recursos Educacionais Abertos



O que são os REA's?

Os REA's são materiais de ensino ou pesquisa disponíveis em qualquer tipo de suporte (como por exemplo livros, materiais didáticos, vídeos, testes, etc), licenciados de forma a permitir, a terceiros, o usufruto ou adaptação dos mesmos, sendo esse o intuito principal, que após publicação de um artigo, outra pessoa utilize e incremente de modo a aumentar o conhecimento de todos.

Assim, existem quatro graus de liberdade:

Ø Review – concebe a liberdade de utilizar os materiais em vários contextos;
Ø Reuse – concebe a liberdade de adaptar e melhorar;
Ø Remixe – concebe a liberdade de combinar/misturar para produzir novos matérias;
Ø Redistribute – concebe a liberdade de fazer cópias do material para partilhar.

Como possíveis potencialidades podemos indicar a possibilidade de envolvência, por parte de vários formadores, no desenvolvimento de competências, permitindo assim a melhoria na qualidade dos conteúdos; a maior abrangência e diversidade, bem como criatividade, dos materiais; a possibilidade de facultar diversos materiais a quem não tem poder de compra (quer alunos ou formadores) e a possibilidade dos formandos desenvolverem e compartilharem materiais (como por exemplo trabalhos práticos efetuados, fichas de trabalho ou elementos de avaliação).
Como desafios dos REA's no contexto do elearning, a meu ver, podemos ainda encontrar alguma falta de qualidade de alguns documentos, podendo não estar totalmente adequados aos tópicos que se pretende, bem como a “falta de partilha” por parte de muitos autores (talvez por falta de conhecimento das licenças existentes da partilha online).

Assim, de modo a salvaguardar os direitos de autor, foram criadas as Licenças Creative Commons que permitem a outras pessoas modificar a obra ou artigo, mediante algumas restrições.





Licenças Creative Commons

As Licenças CC dividem-se em quatro critérios que podem ser conjugados entre eles:


Atribution – BY
Non- Commercial – NC
No derivatives – ND
Share-Alike – SA

É com base nestes 4 princípios que nascem as diferentes Licenças Creative Commons:




REA's e o ensino Superior
Com o incremento das tecnologias de informação e comunicação nas instituições de ensino superior torna-se essencial a inovação e adequação de materiais pedagógicos aos novos alunos.

De forma a tornar mais rentável o recurso a materiais pedagógicos, os alunos utilizam a digitalização de conteúdos educativos. Para tal surgiram as licenças abertas de forma a proteger os direitos de autor (referidas anteriormente) e, consequentemente os REA's, que permitem, também a adaptação de materiais.

O potencial transformador dos REA's no ensino superior, citando os autores (p.2-3), depende de:

(...)1. melhorar a qualidade dos materiais de aprendizado, por meio de processos de revisão pelos pares;
2. valer-se dos benefícios da contextualização, personalização e localização;
3. priorizar a abertura e a melhoria da qualidade;
4. desenvolver competências para a criação e uso de REA como parte do desenvolvimento profissional dos profissionais académicos;
5. atender às necessidades de populações específicas de alunos, como aquelas com necessidades especiais;
6. otimizar a implantação da equipe institucional e orçamentos;
7. atender os alunos nos idiomas locais;
8. envolver alunos na seleção e adaptação de REA, de modo a engajá-los mais ativamente no processo de aprendizado;
9. usar materiais desenvolvidos localmente, atribuindo o devido crédito. (...)”

Nos REA’s encontramos, como pontos fortes, a partilha de conteúdos digitalizados entre alunos e instituições, que com a licença aberta permite proteger os direitos de autor e, por consequência evitar o plágio; possibilita e incentiva à colaboração e participação, por parte de vários indivíduos (co-autores); melhorar a qualidade da educação (permite desenvolver competências); redução dos custos de acesso a materiais didáticos.

No entanto para fazer uso dos REA’s, existe a necessidade de certos “requisitos”, tais como, bons conhecimentos das TIC’s; compreensão das licenças existentes; habilidade em desenvolver o tema especificado (de acordo com o público alvo) e desenvolver materiais cativantes (utilizando diversas tecnologias).




Bibliografia:

Butcher, Neil (2011) Um Guia Básico sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) [http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/publications/basic_guide_oer_pt.pdf]

Diretrizes para Recursos Educacionais Abertos (REA) no Ensino Superior (n.d.). [http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/publications/oer_guidelines_pt.pdf]

Gurell, Seth (autor) & Wiley, David (editor) (2008). OER Handbook for Educators 1.0.
[http://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one]


Morais, E. , Ribeiro, A. & Amiel, T. (2011) Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores, Campinas, SP. [http://www.educacaoaberta.org/] Acesso em 12/11/2014

Yuan, Li; Macneill, Sheila; & Kraan, Wilbert (2008). Open Educational Resources – Opportunities and Challenges for Higher Education.[http://wiki.cetis.ac.uk/images/0/0b/OER_Briefing_Paper.pdf]

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