My PLE


Os Personal Learning Environment (PLE’s) surgem como recursos de aprendizagem apropriados a cada indivíduo, de acordo com o seu perfil. Encontramos inúmeras ferramentas que permitem trabalhar em diversas áreas, incluindo a nossa vertente profissional.

Assim, após reflexão, mostro aqui uma representação visual do meu PLE:


Diariamente deparo-me com a utilização instantânea de certas aplicações ou ferramentas que são principais, sobretudo devido ao meio de transmissão de informações do local de trabalho, que utiliza o correio eletrónico para enviar documentação e/ou notícias sobre atividades, trocas de horário ou convocatórias de reuniões, entre outros, assim como o Facebook, para comunicar e interagir com familiares que encontram-se distantes, bem como amigos de longa data, permitindo um contato próximo (embora virtual).

No local de trabalho, para elaboração de fichas de trabalho, grelhas e apresentações para as aulas, utilizo as ferramentas do Microsoft Office, e também para ensinar aos alunos como as manusear e utilizar de forma adequada. Após finalização de aulas práticas, cada curso tem a sua área online, na DropBox ou MeoCloud, permitindo assim efetuar uma cópia dos trabalhos realizados, na eventualidade de algum problema posterior com o computador, sendo também uma forma de partilha entre alunos. Em atividades realizadas, criei logótipos com um programa de edição de imagens, o que para mim é uma forma de tentar ser criativa e de relaxamento, e neste momento estou com a edição de vídeos entre mãos, outra área que gosto de explorar e manipular. Sempre que necessito tomar notas, utilizo o Evernote, que permite guardar e sincronizar notas, abrindo em diversos aparelhos, incluindo o smartphone


Com o Mestrado descobri, para além do Blog e do YouTube, diversas ferramentas para divulgação de materiais e elaboração de portefólios, como o Wikispaces e o PBworks, e apresentações como o Prezzi. Através do Moodle aprendo o que “aprender”, a partir da distribuição de temas a estudar e procurar, com a colaboração em fóruns e, no caso de trabalhos de grupo, com as ferramentas do Google Drive partilhando documentos, comunicando através do Facebook, Skype ou Hangout e, como já decorreu, através do Second Life (reconhecia apenas o nome, nunca havia entrado neste mundo virtual e ao mesmo tempo tão “presencial”) que mostrou-se uma surpresa agradável e sem dúvida muito dinâmico na aquisição e apresentação de aprendizagens.

Assim, demonstro as ferramentas e recursos que se encontram mais presentes no meu dia a dia, quer de forma on-line, off-line, pagas ou gratuitas, e sem as quais não poderei realizar as tarefas que mais gosto, aprender e ensinar.



6 comentários:

  1. Muito bom colega ! Continuamos a cada dia a descobrir mais e mais ferramentas neste nosso mundo de partilha e cooperação rumo ao destino que nos é comum a tod@s !

    @braço,

    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada António.
      Sim, acredito que o nosso futuro nos reserva muitas descobertas interessantes.
      Abraço

      Eliminar
  2. Boa noite Lúcia,
    Na tua representação visual gostei especialmente da estrutura em favos que logo me levou para a ideia de ecossitema funcional e colaborativo e a escolha de verbos no imperativo que dão claro dinamismo à tua vivência PLE.
    Excelente reflexão visual!!! :)
    Um abraço,
    ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana.
      Escolhi os favos porque para mim simbolizam a construção e evolução, assim como os nossos PLE's, que estão em constante mudança e progressão.
      Abraço

      Eliminar
  3. Boa tarde Lúcia,

    Como diz o António a cada dia e a cada PLE visitada nos deparamos com várias possibilidades de ferramentas para elaboração. Muito criativa a sua colaboração.

    Parabéns pelo trabalho.

    Abraços,

    Renata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Renata.
      Se conseguíssemos "aprender" todas as ferramentas que existem...
      Abraço

      Eliminar