Bibliografia Anotada (REA)


Butcher, Neil (2011). A Basic Guide to Open Educational Resources (OER). Commonwealth of Learning. Acedido a 12 de novembro de 2014 de http://www.col.org/PublicationDocuments/Basic-Guide-To-OER.pdf


Neil Butcher tem trabalhado com diversas instituições no campo de Educação, desenvolvendo projetos web online, na região de África do Sul. É também consultor de projetos, a nível mundial, para a Unesco e Commonwealth of Learning. 
Neste guia o autor pretende expor, de forma sucinta, o que são os Recursos Educacionais Abertos, de forma a permitir aos leitores a reflexão sobre o tema, formas de como criar e alterar REA’s e o seu contributo na educação. Para tal faz, também, referência às licenças abertas (Licenças Creative Commons). Butcher vai mais além, neste guia, proferindo algumas aplicações de código aberto na educação, bem como exemplos ilustrados de plataformas que permitem e utilizam os REA’s.
Referencio este artigo não só porque permite elucidar-nos para a importância e significado dos REA’s, mas também faculta-nos exemplos de sites, de diversos países, que possibilitam visualizar, criar e alterar esses mesmos recursos.



Torres, P.; Siqueira, L. & Matos, E. (2013) As redes sociais como forma de compartilhamento de recursos educacionais abertos no Ensino Superior. In Revista Diálogo Educacional, v.13, n.38. Acedido a 25 de novembro de 2014 de http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=7639&dd99=view&dd98=pb


O artigo escrito por Patrícia Torres, Lilia Siqueira e Elizete Matos, professoras da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, publicado na Revista Diálogo Educacional, em 2013, enuncia-nos sobre o progresso dos recursos educacionais no Ensino Superior, através das redes sociais. 
As autoras referem que o trabalho colaborativo entre alunos e docentes, no desenvolvimento de conteúdos educacionais, conduziu ao sucesso e rápida incrementação de materiais informatizados disponíveis. Fazem também referência a diversos sites que utilizam os REA’s, em diversos pontos do mundo, referindo estratégias de produção das REA’s, como forma de inovação e possível integração no processo de ensino-aprendizagem, no ensino superior.
Escolhi este artigo porque considero esta forma de aprendizagem, e colaboração, muito importante, no nosso dia a dia e nele conseguimos depreender que os Recursos Educacionais Abertos são cada vez valorizados e incrementados em várias instituições do ensino superior, em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário