Processos Pedagógicos em eLearning - Temática 2

Os Personal Learning Environment

Bibliografia Anotada


Artigo 1:

Personal  Learning Environment



Harmelen, M. (2006). Personal Learning Environments. Recuperado de http://wiki.ties.k12.mn.us/file/view/PLEs_draft.pdf/282847312/PLEs_draft.pdf


Descrição:
Escrito por Mark van Harmelen, consultor e investigador na Escola de Ciências Computacionais, Universidade Manchester, o artigo demonstra uma reflexão sobre os Ambientes Pessoais de Aprendizagem. O autor começa por referir que os Personal Learning Environment (PLE) surgiram com a carência de uma interface que permitisse o contato e comunicação entre os alunos e a disciplina, professor, colegas e instituição. Como tal havia a necessidade de criar ambientes motivadores, surgindo assim os “sistemas abertos”. Ao longo do texto encontramos uma abordagem mais técnica na criação dos ambientes, indo ao encontro das raízes como o tipo de servidores que podem ser utilizados, bem como os protocolos das comunicações e compatibilidades existentes, mostrando um ponto de partida de algumas caraterísticas necessárias à criação de ambientes. Finalmente elucida-nos com descrição de três exemplos de PLE's, referenciando também algumas dificuldades existentes.  

Comentário:
É notória a complexidade existente na criação de PLE's, sendo estes espaços de partilha  e desenvolvimento de informação, na aprendizagem. Por detrás destes existem regras necessárias à sua implementação e neste artigo encontramos alguns dos propósitos que considero relevantes ao conhecimento de quem os utiliza. 


Artigo 2:

Personal Learning Environments: Concepts or Technology




Fiedler, S. & Väljataga, T. (2011). Personal Learning Environments: Concepts or Technology. In International Journal of Virtual and Personal Learning Environment. 2(4), 1-11. Recuperado de http://www.researchgate.net/publication/220066333_Personal_Learning_Environments_Concept_or_Technology.

Descrição:
Neste artigo, os autores abordam a divergência de conceitos que perduram por detrás dos Ambientes Pessoais de Aprendizagem, depreendidos por diversos autores mencionados no texto. Contudo, consideram os PLE's mais do que programas, passando por sistemas ou ferramentas tecnológicas utilizadas no eLearningde forma a oferecer todas as ferramentas necessárias, bem como a respetiva atualização e acessibilidade ativas, adaptadas ao utilizador mediante a formação recebida, através de instrumentos de arquitetura de computação específicos, substituindo algumas das muito usadas pelos alunos, permitindo a aprendizagem pessoal. 


Comentário:
As abordagens efetuadas, em torno dos PLE's, consideram a necessidade de uma forma de adaptação das estruturas próprias para o respetivo tipo de ensino e centralizado no aluno, utilizando um modelo específico e uniforme de PLE, de acordo com o curso/formação, ao invés de um vasto conjunto de ferramentas .

1 comentário:

  1. Olá Lúcia,
    Com certeza vou realizar a leitura dos dois artigos. Gostei muito da sua biografia anotada.
    Abraços,
    Renata

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