Processos Pedagógicos em eLearning - Temática 1

A Pedagogia do eLearning

Bibliografia Anotada


Artigo 1:

CHARTING THE ROLE OF THE ONLINE TEACHER IN HIGHER EDUCATION: WINDS OF CHANGE



McDonald, J. & Reushle, S. (2002). Charting the role of the online teacher in higher education: winds of change. Recuperado de http://eprints.usq.edu.au/4363/1/McDonald_Reushle_Ascilite_2002.pdf


Descrição:
Neste artigo escrito por Jacquie McDonald e Shirley Reushle, Professoras na Universidade de Southern Queensland, entre outros cargos, encontramos uma apreciação e estudo sobre o papel e desempenho do professor online, na referida universidade. 
As autoras inicialmente referem a necessidade de adaptar o ensino das Universidades, sendo interessante o recurso a conceitos comerciais, onde o professor assume o papel de "gestor educativo". Através do estudo realizado pelas autoras verifica-se a importância do professor na discussão e desenvolvimento do diálogo online, sendo relevante a capacidade que este possui em envolver os alunos, interagindo de forma apelativa, recorrendo a ferramentas síncronas e assíncronas e enunciando algumas técnicas que permitem "manter" a comunicação assíncrona online. Referem também que ainda existe dificuldade, por parte de alguns professores, em haver uma separação do método tradicional, na abordagem de facilitadores da aprendizagem.

Comentário:
É evidenciado o papel do professor como desenvolvedor da aprendizagem e construção de colaboração, permitindo novas experiências na edificação do saber. Observa-se diferentes pontos essenciais na criação de um projeto, incluindo a necessidade de formação e treino dos e-professores de modo a conseguirem utilizar de forma adequada os ambientes virtuais, tornando-se um facilitador, mentor e avaliador no ensino online. Apesar de não ser um recente, este artigo demonstra a importância atribuída na implementação de projetos relacionados com o ensino online noutros pontos territoriais, neste caso numa Universidade na Austrália.


Artigo 2:

CHALLENGES AND COMPETENCES OF THE E-TEACHER: A HIGHER EDUCATION EXPERIENCE IN PORTUGAL




Costa, F. & Fradão, S. (2012). Challenges and Competences of the e-Teacher: A higher education experience in Portugal. In 8th International Conference on Education. (pp. 145-152). Grécia: Chrysovaladis Prachalias. Recuperado de http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/6994/1/%282012%29COSTA%26FRAD%C3%83O%28ChallengesCompetencesE-Trainer%29ICE2012Samos.pdf.

Descrição:
Neste artigo, escrito por Fernando Costa e Sandra Fradão, investigadores da Universidade de Lisboa, entre outras ocupações, encontramos primeiramente uma abordagem teórica acerca do eLearning enunciando, também alguns itens básicos essenciais para a organização, implementação e desempenho deste modelo de ensino. É reforçado o conceito do professor como orientador da aprendizagem, assumindo um papel de moderador apelando à motivação e participação dos alunos, recorrendo a um feedback de forma regular para verificação de competências adquiridas. Os autores referem, também, um conjunto de aptidões cientificas e didáticas necessárias no currículo de um professor online. Finalmente elaboram a descrição da implementação deste modelo pedagógico numa unidade curricular do ensino superior, mais propriamente num mestrado.

Comentário:
Observa-se uma reflexão acerca da recorrente adaptação do ensino em Portugal, nomeadamente no ensino superior. Salienta o papel do aluno e do professor, assim como desafios encontrados e competências necessárias de ambas as partes. Apresenta uma visão organizada e simplista, e evidencia de forma sucinta as estratégias de trabalho e os passos de execução do projeto em três módulos de uma disciplina, numa universidade portuguesa. 


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