Temas e Etapas de Investigação

Escolha e Análise de duas Dissertações

No âmbito da Unidade Curricular foi solicitada um trabalho que permite efetuar a identificação e caracterização de temas e etapas de investigação, a partir da análise de dissertações existentes em repositórios fornecidos pela professora. Assim as minhas escolhas foram:

Dissertação 1
Os professores e o E-Learning para alunos adultos: trabalho individual versus comunidade de prática (estudo de caso numa escola secundária)

Autor: Maria Antonieta Rocha

Universidade: Universidade Aberta

Assunto Investigado: Estudo de um caso, relativo ao tema acima, numa escola secundária.

Curso: Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia

Objetivo: Mostrar a implementação do E-Learning no ensino secundário, com alunos adultos.

Metodologia Utilizada: Abordagem qualitativa, optando por estudo de caso.

Etapas:
- Enquadramento teórico: A autora faz uma reflexão teórica como ponto introdutório ao caso a abordar, referenciando conteúdos relativos à problemática da prática letiva na escola, o papel das TIC na escola, abordando conceitos sobre a educação de adultos e o E-Learning.

- Enquadramento Empírico: Neste campo a autora concentra o seu estudo numa escola secundária, ocorrendo as reuniões prévias necessárias, com o respetivo Conselho Executivo, de forma a obter a aprovação para a implementação do projeto. No primeiro dia foi realizada uma reunião presencial, com professores e alunos, com o intuito de dar a conhecer a plataforma a ser utilizada e os rostos que estariam por detrás da experiência.

- Recolha de dados: A autora optou pela aplicação de um questionário aos professores envolvidos no processo, com subsequente entrevistas, incluindo o Presidente do Conselho Executivo e Coordenador das TIC. Analogamente cinco professores foram escolhidos para realizar diário com a finalidade de recolher testemunhos das experiências envolvidas.

- Análise dos dados: Nesta etapa a autora primeiramente efetuou a aplicação de questionários, sendo abordada pelos respondentes pela necessidade de adicionar itens, sendo realizado um aperfeiçoamento dos itens e opções de resposta. Em seguida recorreu à análise das entrevistas e dos diários. Foi realizado o tratamento de dados, apresentando os resultados em gráficos.

Fundamentação da escolha:
Optei por escolher este “trabalho” por englobar três campos que admiro muito: o ensino para adultos, o E-Learning e o trabalho colaborativo.
Há já algum tempo que trabalho com adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 51 anos, na sua maioria desempregados que estão em busca da escolaridade obrigatória como uma forma de melhorar as suas perspetivas futuras, indo ao encontro de novos desafios.
Um dia, em sala de aula, expliquei o que é o E-Learning e perante a reação e espanto dos formandos perguntei: “E se pudessem ter aulas por E-Learning? Escolhiam este tipo de ensino?”. Fiquei surpresa por verificar que cerca de 90% dos alunos responderam afirmativamente e os restantes disseram que não apenas por não terem computador em casa.
Acredito neste tipo de projetos e que futuramente será de grande valia, desde que devidamente implementados e divulgados.

Referência:
Rocha, M. A. (2008). Os professores e o E-Learning para alunos adultos: trabalho individual versus comunidade de prática: estudo de caso numa escola secundária. Universidade Aberta. Portugal. Recuperado de: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/746.

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Dissertação 2
 O e-learning na formação de pais e educadores no apoio à aprendizagem dos educandos

Autor: Mara Alexandra de Jesus Pereira

Universidade: Universidade de Aveiro

Assunto Investigado: Utilização do e-learning como forma de apoio na aprendizagem

Curso: Mestrado em Multimédia em Educação

Objetivo: Conhecer a eficácia do e-learning na formação de pais e educadores, como recurso facilitador de aprendizagens, no contexto educativo.

Metodologia Utilizada: Abordagem qualitativa e exploratória.

Etapas:
- Enquadramento teórico: Primeiramente a autora faz uma análise bibliográfica abordando o e-learning em Portugal, bem como conceitos relacionados, vantagens e desvantagens, ferramentas Web 2.0 utilizadas no e-learning, passando pela metodologia de b-learning.

- Enquadramento empírico: A autora além da utilização de referências bibliográficas na exploração do tema, efetuou uma seleção dos participantes, de acordo com os seu conhecimentos a nível tecnológico, elaborando posteriormente um guia de apoio acerca da plataforma Moodle e do Blogue.

- Recolha de dados: A investigadora optou pela realização de vários instrumentos, a referir, questionário, registos eletrónicos, registo de mensagens de e-mail, mensagens de fóruns de discussão e trabalhos individuais, como forma de obter informação adequada e diversificada.

- Análise dos dados: Nesta etapa, de forma a realizar uma análise rigorosa das repostas, escolhendo os mais relevantes para a investigação, a autora efetuou a divisão de dados por categorias: plataforma selecionada, aprendizagem colaborativa e o modelo pedagógico. Depois ocorreu uma formação online que permitiu promover o Moodle como forma de “estudo” e aperfeiçoamento deste tipo de apoio, reiterando conclusões acerca de melhorias a desenvolver futuramente. 

Fundamentação da escolha:
A escolha deve-se ao facto da dissertação abordar o papel dos pais no âmbito educativo, utilizando o e-learning como forma de “aproximação” e implementação de apoio colaborativo.
Com o recorrente insucesso escolar e uso progressivo de ferramentas Web 2.0, este poderá ser um recurso com grande procura por parte de encarregados de educação que pretendam desempenhar um papel mais presencial na educação dos seus filhos, numa sociedade cada vez mais focada na utilização de tecnologias.

Referência:
Pereira, M. (2010). O e-learning na formação de pais e educadores no apoio à aprendizagem dos educandos. Universidade de Aveiro. Portugal. Recuperado de: http://ria.ua.pt/handle/10773/4013

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